Era do Conhecimento – A importância da utilização de softwares de Inteligência em um mercado cada vez mais competitivo!

Posted on Posted in Uncategorized

Na denominada Era do Conhecimento, a produção de conhecimento é cada vez mais necessária devido à crescente demanda de informações por parte de estrategistas de negócios, sobretudo perante o panorama mundial de crises . Assim, o tratamento da informação recebe o foco das atenções no mundo empresarial, cujo dinamismo e constantes evoluções exigem rapidez na tomada de decisão.

Todavia, a informação para ter relevância precisa ser transformada em conhecimento.

A informação e o conhecimento são fatores vitais em um ambiente empresarial competitivo e servem como o alicerce da geração de conhecimento, avaliada como um dos mais importantes ativos organizacionais, que deve ser gerenciada e controlada por meio da gestão da informação.

Torna-se necessário enfatizar que esse tipo de conhecimento tem função estratégica tanto para o desenvolvimento das organizações quanto para a definição da capacidade de produção. Quanto maior o conhecimento sobre os diferentes ângulos de um empreendimento, menor será o risco de fracasso na tomada de decisão.

A combinação entre capital humano e tecnologia é decisiva para as atividades de gestão do conhecimento. Neste cenário tecnológico, os gestores buscam vantagens competitivas para as organizações por meio de variadas aplicações de caráter inovador, como o uso de internet móvel e a adoção de soluções de Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios entre tantas outras. As aplicações de BI surgem como uma possibilidade mais rápida e eficiente de se obter informações corporativas e, assim, facilitar o processo de tomada de decisão nas organizações. No Brasil, desde o ano 2000, as grandes empresas acompanham a dinâmica mundial de criação de departamentos de BI, sendo constituídos por equipes capacitadas para identificar, analisar e criar oportunidades de negócios, porém desde a última década esta tendência vem sendo aplicada em empresas de menor porte, devido a necessidade de se obter conhecimento para ter uma gestão sólida e prospecção de expansão dos negócios.

Já no setor hoteleiro cada empreendimento no ramo de hospedagem, cada rede hoteleira, cada hotel em específico precisa ter um controle sobre as informações para poder acompanhar os acontecimentos e tendências, de modo a se manter competitivo no mercado. Para isso, é fundamental identificar as oportunidades concretas e focar em ações a longo prazo, colocando em prática o conhecimento adquirido por meio das distintas inteligências – organizacional, empresarial, competitiva e de BI, que se complementam para auxiliar na tomada de decisão mais adequada.

Nesse contexto, a QRTECH vem trabalhando para auxiliar as empresas do setor hoteleiro a desenvolver a “Inovação em gestão hoteleira”, com a proposta de criar aplicações de BI capazes de gerar conhecimento de maneira simplificada aos gestores, como suporte para o tratamento de informações visando à gestão da inteligência de negócios.

Atualmente os avanços tecnológicos são impulsionados por diversas necessidades, sendo apropriados pela sociedade, principalmente quando associados à capacidade de se obter informações particulares. Desse modo, as empresas precisam agir racionalmente em termos de tomada de decisões, o que implica na necessidade de utilizar as ferramentas tecnológicas mais aprimoradas para a integração de sistemas de informação. Uma vez que o propósito é transformar dados e informações em conhecimento por meio da exploração de sistemas gerenciais, e com base em decisões mais assertivas e fundamentadas.

Saiba como ser mais assertivo em suas tomadas de decisões, entre em contato conosco!

www.qrtech.com.br | contato@qrtech.com.br

* Este texto foi baseado na Dissertação de Conclusão de Curso intitulada: “Business Intelligence em redes hoteleiras no Brasil” com autoria de Mariana Consoni Rubio, USP / 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *