O que é BI e como pode nos ajudar?

Posted on Posted in Uncategorized

O que é Business Intelligence?

Business intelligence (BI) é um termo que abrange os processos, métodos, medições e sistemas que as empresas usam para visualizar, analisar e entender informações relevantes para a história, o desempenho atual ou as projeções futuras de uma empresa. Outros termos que as pessoas costumam usar para descrever BI incluem análise de negócios, suporte à decisão e suporte à decisão executiva.

De maneira resumida: É o processo de transformar dados em informação e através disto, transformar informação em conhecimento sobre um determinado Negócio.

O objetivo do BI é ajudar os tomadores de decisão e gestores a tomar decisões através de bons embasamentos e informações assertivas. O software de inteligência de negócios, conhecido como BI, torna mais simples e fácil a interpretação dos dados. Por sua vez, isso torna mais fácil identificar tendências e problemas, descobrir novos insights e aperfeiçoar as operações para atender às metas de negócios.

As soluções de BI podem ser muito abrangentes, ou podem se concentrar em funções específicas, como gerenciamento de desempenho corporativo, análise de gastos, análise de pipeline de vendas, controle de inadimplência, análise de compensação de vendas, entre outros.

Por que você deve utilizar uma ferramenta de BI ?

Nos últimos 15 anos o foco das Organizações era a automação e integração dos processos de negócio. Hoje, as organizações enfrentam um novo dilema: Como MELHORAR O DESEMPENHO destes processos, integrando as INFORMAÇÕES dos diversos ambientes?

Através do BI é possível obter melhores informações sobre os dados que já possuem, contidos nos diversos bancos de dados dos atuais sistemas das empresas. As soluções de BI fornecem uma estrutura e ferramentas para medir e gerenciar objetivos de negócios e conduzir cenários “what-if” para avaliar diferentes cursos de ação.

Atualmente as empresas utilizam planilhas e outras ferramentas que até então eram suficientes para fazer o trabalho. Mas à medida que o mercado está evoluindo, os consumidores se tornando mais exigentes, concorrência aumentando, crise atingindo o mercado, a quantidade de dados gerado diariamente cresce, as fontes de dados aumentam, novos produtos vão surgindo, com isso o uso do BI torna-se fundamental para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, novos mercados e oportunidades, investimentos em operações, vendas, marketing e outros sistemas para apoiar o crescimento.

Problemas típicos com a abordagem da planilha eletrônica incluem:

• Consumo de tempo e trabalho intensivo para criar e manter. Estabelecer um modelo de toda a empresa, criar planos organizacionais, distribuir e coletar informações de diferentes gerentes, consolidar múltiplas planilhas e depurar macros e fórmulas quebrados torna-se difícil de manejar.

• Capacidades insuficientes de colaboração e feedback. As planilhas são agrupadas e não permitem compartilhamento e atualização de dados em tempo real. Obter uma visão unificada e precisa torna-se difícil.

• Erro propenso. Pesquisas mostram que 20 a 40% de todas as planilhas contêm erros e, à medida que se tornam mais complexas, as taxas de erro se multiplicam. Sem uma trilha de auditoria, as mudanças e os erros podem passar despercebidos e as empresas tomam decisões com base em informações ruins.

• Análise e relatórios inadequados. Coletar através de planilhas é complicado. As informações detalhadas que os gestores precisam, podem ser difíceis de obter ou nem sequer disponíveis.

As soluções de Business Intelligence dão às empresas uma forma de agilizar e unificar o processo de coleta, análise e relatório de dados. As soluções de BI são baseadas em um banco de dados unificado, de modo que todos os envolvidos no processo obtêm uma única visualização em tempo real dos dados. As soluções de BI apresentam painéis simples e interativos, com ferramentas de relatório que facilitam e consomem menos tempo para contribuir e gerenciar o processo.

Como resultado, mais pessoas passam a fazer parte do processo de coleta e análise de dados, e diferentes pessoas na organização (vendas, marketing, finanças, etc.) passam a olhar para os dados de diferentes maneiras, refinando assim a qualidade das informações estratégicas geradas, influenciando diretamente nos crescimento dos Negócios.

Até pouco tempo atrás, as soluções de BI normalmente eram muito caras e complicadas para que as pequenas e médias empresas pudessem utilizar. Mas nos últimos anos, as soluções se tornaram mais simples, mais baratas e bem mais poderosas, gerando informações cada vez mais ricas e detalhadas.

Esta é a proposta da QRTECH, de oferecer soluções ricas em detalhes e informações, que agreguem valor ao seu Negócio, aumentem seus lucros, e que caibam no seu orçamento.

Estamos dispostos à mostrar nossas soluções rodando no seu ambiente de trabalho, entre em contato conosco para que possamos agendar uma demonstração !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *